top of page
Search
  • Writer's pictureDra. Fernanda Sartori

O que é Terapia Cognitiva Comportamental?

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos da terapia comportamental com teorias cognitivas.

Foi idealizada pelo médico psiquiatra Aaron T. Beck.

A TCC entende que é o que afeta o ser humano é a maneira como ele interpreta os acontecimentos, e não os acontecimentos em si. Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.

Durante as sessões de TCC, o terapeuta vai identificando sentimentos, pensamentos e comportamentos de determinadas situações descritas pelo paciente. A partir disso, alguns padrões vão sendo identificados. São esses padrões que determinam crenças e percepções para cada experiência vivida.

Diante dos padrões mal adaptativos ou disfuncionais de pensamentos, cabe ao terapeuta auxiliar o paciente a encontrar novas possibilidades de pensamentos alternativos e mais funcionais que possibilitem uma boa adaptação à sua realidade social. Isso é feito a partir da determinação de um foco e de metas para que, com o tempo, o paciente adquira sua autonomia e possa lidar com as questões por conta própria. Esta é a reestruturação cognitiva e comportamental que dá nome à abordagem.


33 views0 comments
bottom of page