Minha forma de atendimento
O atendimento em minha clínica particular é individualizado e centrado na pessoa, não somente em sua queixa.
Para cada paciente é separado o espaço de 1 hora em minha agenda, possibilitando, assim, um período maior de avaliação e formação de vínculo terapêutico.
Além do conhecimento médico psiquiátrico, eu também
utilizo muito de técnicas da Psicologia.
Tomo especial cuidado para orientar bem os pacientes e seus familiares
e sempre coloco-me à disposição através de celular no caso de eventualidades, pois entendo que isso pode facilitar o ajuste do tratamento.
A primeira consulta geralmente consiste numa avaliação completa, onde serão analisados a queixa principal, história atual dos sintomas, história pregressa (p.ex. medicações que já usou, outras doenças comórbidas), hábitos e vícios, história familiar, contexto de vida, aspectos psicológicos e de personalidade. A partir dos dados obtidos e da hipótese diagnóstica levantada será orientada a conduta. A conduta pode ser um encaminhamento para outro profissional, uma orientação, emissão de um parecer, prescrição de mudanças comportamentais e/ou a prescrição de um tratamento medicamentoso com psicofármacos (se houver indicação).
Também podem ser solicitados exames complementares ou avaliações de outros profissionais se for o caso.
Se a conduta consistir na prescrição de um tratamento medicamentoso, deve-se iniciar um acompanhamento, pois esse tipo de tratamento não costuma ser limitado a poucos dias ou semanas.
Para realizar esse acompanhamento, costumo solicitar consultas de frequência mensal, mas esse período pode variar para mais ou menos, a depender do caso.
Consultas realizadas com regularidade são importantes para que se possa avaliar a resposta ao tratamento, possíveis efeitos colaterais, a necessidade de ajustes ou trocas na medicação e, às vezes, de uma reformulação diagnóstica.
4199181-1056
