top of page
Search
  • Writer's pictureDra. Fernanda Sartori

8 de março e saúde mental feminina

Hoje, dia 8 de março, o mundo todo comemora o dia mulher. Esta data é importante para lembrar das lutas femininas por justiça, igualdade de gênero e respeito. Também é relevante para celebrarmos a coragem e determinação de tantas mulheres, conhecidas ou não, que desempenham papéis tão significativos na história de suas famílias e comunidades.

🧠 Aproveitando essa data, quero chamar a sua atenção para a saúde mental feminina.

📊 Dados de pesquisa ao redor do mundo todo confirmam que as mulheres apresentam maior prevalência de transtorno depressivo e transtornos de ansiedade quando comparadas aos homens. Elas também chances maiores de terem transtornos alimentares e transtorno de estresse pós-traumático.

☝️ Os motivos para esses achados são diversos, mas postula-se que, ao menos em parte, haja influência de fatores biológicos como as flutuações dos hormônios sexuais femininos conforme o ciclo reprodutivo ao longo da vida da mulher e também de fatores psicossociais e de stress relacionados ao gênero feminino.

📚 Inúmeros artigos publicados globalmente também tem apontado que a pandemia afetou de maneira significativa a população feminina, contribuindo para o aumento de problemas relacionados a humor, ansiedade, memória e concentração, insônia e uso de substâncias. Parte da explicação é que as mulheres estiveram mais suscetíveis ao aumento do stress devido aos cuidados do lar, maior propensão ao desemprego e aumento dos casos de violência doméstica.

-- Então eu pergunto pra você, mulher: como você está se sentindo?

💬 Como estão seus pensamentos, suas emoções? Você tem conseguido cuidar de si mesma, ter tempo de lazer, manter bons hábitos como de alimentação e sono? Como estão suas relações? Como está sua relação consigo mesma?

⚠️ E, a questão mais importante: se você identifica angústia, sofrimento, problemas comportamentais, você está aberta a procurar ajuda, seja com amigas ou familiares, seja com apoio profissional de psicólogo(a)s ou psiquiatras?

Você pode não se dar conta disso, mas você importa demais e eu desejo que você se sinta bem!

Parabéns por este dia e por todos os dias, mulheres! 🤍




12 views0 comments
bottom of page