SIM, é normal sentir medo, ansiedade e stress
Esses sintomas são inerentes ao ser humano quando ele se depara com uma ameaça — seja ela REAL ou iMAGINÁRIA… que esteja acontecendo AGORA ou no FUTURO.
Nós possuímos o MECANISMO DE LUTA E FUGA,
Que é uma resposta normal do organismo frente a situações de perigo e que permitiu a perpetuação da espécie — afinal, sempre foi importante se proteger para sobreviver.
Quando medo, ansiedade e stress acontecem em um nível dentro do esperado, não atrapalha o nosso cotidiano. Na verdade, podem até nos ajudar a ter o “combustível” para cumprirmos objetivos, para nos prevenir de perigos e até mesmo de decisões ou atitudes erradas e perigosas.
Mas quando nossa vida é PERTURBADA de modo CONSTANTE e INTENSO pela ANSIEDADE, pelo MEDO ou pelo STRESS, nossa mente e nosso corpo podem adoecer.
O stress prolongado provoca:
🔸 Um estado de HIPERREATIVIDADE da amígdala (uma estrutura cerebral responsável pelas respostas de medo, luta e fuga). Ou seja, ela fica muito sensível e passa a mandar sinais de perigo para o organismo o tempo todo, resultando em ANGÚSTIA e estado constante de TENSÃO.
🔸hiperatividade do sistema nervoso autônomo que explica sintomas de aumento de pressão arterial, taquicardia, sudorese, falta de ar.
🔸 liberação excessiva do hormônio chamado CORTISOL (também conhecido como hormônio do stress).
As CONSEQUÊNCIAS desse estado no organismo podem ser diversas: aumento do risco cardiovascular, aumento de peso, cansaço, diminuição da imunidade, distúrbios de sono e de humor, problemas de concentração e memória, irregularidade menstrual, entre outros. ☝🏼Portanto, se você acha que seu nível de ansiedade, medo ou stress está muito mais alto do que o da maioria das pessoas e causando sofrimento e prejuízos, procure ajuda de um profissional.
留言