ATENDIMENTO EM PSIQUIATRA

COMO É A PRIMEIRA CONSULTA E O ACOMPANHAMENTO?

A primeira consulta geralmente consiste numa avaliação completa, onde serão analisados a queixa principal, história atual dos sintomas, história pregressa (p.ex. medicações que já usou, outras doenças comórbidas), hábitos e vícios, história familiar, contexto de vida, aspectos psicológicos e de personalidade.  A partir dos dados obtidos e da hipótese diagnóstica levantada será orientada a conduta. A conduta pode ser um encaminhamento para outro profissional, uma orientação, emissão de um parecer, prescrição de mudanças comportamentais e/ou a prescrição de um tratamento medicamentoso com psicofármacos (se houver indicação).

Também podem ser solicitados exames complementares ou avaliações de outros profissionais se for o caso.


Se a conduta consistir na prescrição de um tratamento medicamentoso, deve-se iniciar um acompanhamento, pois esse tipo de tratamento não costuma ser limitado a poucos dias ou semanas.

Para realizar esse acompanhamento, costumo solicitar consultas de frequência mensal, mas esse período pode variar para mais ou menos, a depender do caso.

Consultar realizadas com regularidade são importantes para que se possa avaliar a resposta ao tratamento, possíveis efeitos colaterais, a necessidade de ajustes ou trocas na medicação e, às vezes, de uma reformulação diagnóstica.

ALINE MENDES 1.jpg